Como lidar com a Fase Silábica
A fase silábica é uma das etapas do processo de aquisição da escrita, de acordo com a teoria do psicólogo francês Emilia Ferreiro. Nessa fase, a criança compreende que a escrita é composta por unidades menores chamadas de sílabas. Ela percebe que as palavras podem ser divididas em partes sonoras e representa cada uma dessas partes com um símbolo gráfico.
Para agir na fase silábica, é importante entender que as crianças estão em processo de construção do conhecimento sobre a escrita e passam por diferentes estágios. Separamos algumas ideias do que pode ser feito para incentivo da escrita nesta fase, mas vale lembrar que essas são apenas algumas orientações gerais, e é importante considerar o contexto individual de cada criança.
Observar e compreender as produções da criança: É fundamental observar como a criança está representando as palavras e compreender o seu raciocínio. Valorize o esforço e o progresso dela, mesmo que ainda haja erros.
Estimular a escrita de palavras completas: Incentive a criança a escrever palavras completas, mesmo que ela utilize sílabas isoladas. Encoraje-a a usar as letras para representar cada sílaba das palavras que deseja escrever.
Oferecer diferentes materiais e recursos: Disponibilize diferentes materiais, como lápis, papel, cartões com letras, para que a criança possa explorar e experimentar a escrita de diversas formas.
Ler e escrever juntos: Leia para a criança e incentive-a a escrever também. A exposição à leitura e à escrita ajuda a expandir o repertório linguístico e contribui para o desenvolvimento da escrita.
Sugestões de jogos para estimular o aprendizado nesta fase:
A interação lúdica e divertida ajuda a tornar o aprendizado mais motivador e eficaz. Por isso, separamos algumas ideias de atividades podem ser úteis para estimular o aprendizado na fase silábica. Veja a lista a seguir:
Bingo de sílabas: Faça cartelas de bingo com sílabas escritas. Você pode ditar palavras e as crianças devem identificar a sílaba correspondente e marcar na cartela. O objetivo é preencher uma linha ou cartela completa.
Quebra-cabeça de sílabas: Crie quebra-cabeças em que as crianças devem juntar as peças para formar palavras. Cada peça pode conter uma sílaba e, ao unir as peças corretas, a palavra é formada.
Caça às sílabas: Esconda cartões com sílabas em diferentes áreas da sala de aula ou do ambiente em que estiverem. As crianças devem procurar os cartões e, ao encontrá-los, devem dizer qual é a sílaba escrita neles.
Montagem de palavras: Forneça letras móveis (magnéticas, de papel, etc.) e peça às crianças que montem palavras juntando as sílabas corretas. Elas podem criar diferentes combinações de palavras e praticar a identificação das sílabas.
Lembre-se de adaptar os jogos de acordo com o nível de desenvolvimento e interesse das crianças.
Comentários
Postar um comentário